Marielle foi eleita como vereadora com 46.502 votos, 5ª maior votação da cidade, e ocupou a Câmara Municipal por 1 ano e 3 meses. Para que ela chegasse até aquela casa foram milhares de anos de re-existência das mulheres negras. No dia 14 de março de 2018, Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, são brutalmente assassinados. Em resposta nós lotamos as ruas e praças do Brasil e mundo para cobrar por justiça, escutamos dezenas de mulheres negras para traçar estratégias contra a violência política, sistematizamos o legado de Marielle em políticas e práticas a partir da sua atuação, apoiamos iniciativas nas periferias do país inteiro, ocupamos a todas as mídias e contamos a nossa história.
Esse foi o primeiro ano de pandemia e um ano de estruturação para o Instituto Marielle Franco. Mesmo com todos os desafios conseguimos solidificar nossa estrutura para poder seguir em frente.
Fizemos um 14 de março gigante, lançamos a Casa Marielle, que funcionaria por um mês na simbólica região da Pedra do Sal, no centro do Rio de Janeiro. Giramos nossas energia para fortalecer a resistência da população negra e periférica, não queria morrer nem de tiro, nem de covid e nem de fome.
Colocamos no mundo comunicações em diversas linguagens para espalhar nossa mensagem. Série de TV, História em Quadrinho, Livros, obras de arte.
Nos articulamos também para seguir defendendo o direito das mulheres negras de ocupar a política, aprofundando nossas pesquisas e batendo na porta das maiores autoridades do país para cobrar medidas concretas.
Foi um ano de muito trabalho. Nós tínhamos as eleições decisivas para as nossas vidas e o futuro da democracia brasileira. Nos articulamos para construir um outro país, um Brasil do trabalho, da comida na mesa, da saúde, da preservação da terra e do meio ambiente, da justiça racial e de gênero.
Em 2022, permanecemos de pé para seguir o legado de Marielle, fortalecer as mulheres negras, LGBTQIA+ e perifericas.
O Instituto Marielle Franco é construído cotidianamente pela família da Mari e uma equipe composta majoritariamente por mulheres negras e de várias regiões do Brasil. Estamos organizadas nas áreas de gestão, incidência, comunicação e sustentabilidade e cuidados coletivos.
Mais de 200 coletivos, movimentos e organizações se somaram nos últimos anos para multiplicar o impacto do nosso trabalho, fortalecer nossas pesquisas, articulações e estratégias de incidência e amplificar nossa voz. Agradecemos a cada uma que faz parte dessa história.
Mais de 600 pessoas se inscreveram para participar da Rede de Sementes, uma comunidade de ação em que pessoas interessadas em levar o legado da Mari adiante se encontram e se fortalecem. Estando mais próximas do Instituto as sementes participam de diversas ações e atividades de acordo com seus talentos e vontades. Somos uma rede de acolhimento, afeto e aprendizagem mútuo.
Com milhares de pessoas mobilizadas
Mais de 180 mil pessoas já participaram de alguma ação proposta pelo Instituto. Milhões já foram alcançadas pelos conteúdos que produzimos com o objetivo de contar a história que a história não conta. Seguiremos de portas abertas, construindo pontes e diálogos por um projeto de país verdadeiramente transformador.
Fortalecer a luta por justiça e reparação sobre o caso de Marielle e Anderson, a nível nacional e internacional.
Aprofundar, fortalecer e reconhecer a liderança coletiva dessas sementes de Marielle na luta por justiça racial, de gênero, social e climática, nos seus diferentes territórios e frentes de atuação.
Manter viva a memória de Marielle e de mulheres negras historicamente invisibilizadas, através de diferentes linguagens, formatos e territórios, e a partir de suas próprias narrativas.
Incidir para que as sementes que decidirem acessar e permanecer na política institucional sejam apoiadas e protegidas por mecanismos contra violência política de Gênero e Raça.
Garantir o compromisso de mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas e aliadas, interessadas em ocupar diferentes espaços de decisão, com as pautas e práticas da Agenda Marielle.
Leia o planejamento estratégico completo