- …
- …
Já são mais de 2.000 dias que ainda não sabemos quem mandou matar Marielle e por quê.
Nos dias 20, 21 e 22 vamos compartilhar estratégias e promover o intercâmbio de ideias e saberes sobre a luta por justiça no caso emblemático de Marielle Franco e Anderson Gomes.
O Seminário Internacional "5 Anos de luta por Marielle e Anderson", marca os 2.000 dias desde o brutal assassinato da vereadora eleita na cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e de seu motorista, Anderson Gomes.
A violência política segue sendo uma realidade persistente e nesse encontro buscaremos compartilhar reflexões críticas e estratégias de solidariedade internacional para enfrentá-la.
Até hoje o Estado brasileiro não respondeu às perguntas: quem mandou matar Marielle e por quê?
Mais do que nunca, precisamos nos reunir para refletir sobre o que esse caso significa e quais os próximos passos na estratégia da busca por justiça.
Persistimos na busca pela verdade e reparação. A luta por Marielle e Anderson se conecta com a luta de várias outras famílias e movimentos sociais da América Latina.
Nesse seminário, vamos somar as vozes e semear ideias por justiça!
SEMINÁRIO INTERNACIONAL “5 ANOS DE LUTA POR JUSTIÇA POR MARIELLE E ANDERSON"
20, 21 e 22 de setembro | UERJ, R. São Fancisco Xavier, 524 - Rio de Janeiro
20 de setembro (quarta-feira)
17h - Abertura com Comitê Justiça por Marielle e Anderson
17h30 - Mesa 1: 5 anos de luta por Justiça por Marielle e Anderson: a importância de racializar o debate sobre Direitos Humanos
21 de setembro (quinta-feira)
09h30 às 11h - Mesa 2: A violência letal contra defensores de Direitos humanos no Brasil e no mundo e o papel da ONU na proteção da vida das/es/os defensores
11h às 12h30 - Mesa 3: A jurisprudência da CIDH e a impunidade no caso de crimes contra a vida de defensores de Direitos Humanos
14h às 16h - Mesa 4: Protocolo da Esperanza: Protocolo de Investigação de crimes contra DDHs.
16h15 às 18h - Mesa 5: estratégias de luta por justiça em casos de feminicídio político na América Latina
22 de setembro (sexta-feira)
09h30 às 11h - Mesa 6: Genocídio antinegro: a necropolítica e segregação racial
11h às 12h30 - Mesa 7: Vitimologias do Sul: Qual o lugar das vítimas e de seus familiares nas investigações e processos penais
14h às 16h - Mesa 8: Violência política de gênero e raça: Participação política das mulheres negras e democracia
16h às 17h - Encerramento cultural
Estamos em busca de voluntários para o Seminário Internacional "5 anos de luta por Marielle e Anderson", um evento que reafirma nosso compromisso com a memória e o legado de Marielle e Anderson.
Participe desse importante momento de reflexão, aprendizado e engajamento. Seja um(a) voluntário(a) e ajude a tornar o Seminário Internacional "5 anos de luta por Marielle e Anderson" um marco na defesa dos direitos humanos.
O Seminário Internacional "5 anos de luta por Marielle e Anderson", será realizado pelo Comitê Justiça por Marielle e Anderson, articulação das famílias de Marielle e Anderson com o Instituto Marielle Franco, o mandato da vereadora Mônica Benício, e as organizações Anistia Internacional Brasil, Justiça Global, Coalizão Negra por Direitos e Terra de Direitos, no intuito de lutar por justiça no caso. Com apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pró-reitoria de extensão e cultura da UERJ.
Para conhecer mais sobre o Instituto acesse:
institutomariellefranco.org
Dúvidas, sugestões, pedidos da imprensa e pedidos de agenda para as famílias favor enviar em: contato@institutomariellefranco.org
Organizações que compõem o Comitê Justiça por Marielle e Anderson