- …
- …
Seis anos sem respostas.
Um mês de ações para lutar por justiça e dizer que meia década é muito tempo.
No próximo dia 14 de março se completará meia década desde que nos tiraram Marielle Franco. Foram os 5 anos mais difíceis de nossas vidas. Enfrentamos a pandemia, a fome, com genocídio, negacionismo e um desgoverno.
Nesses 5 anos, passamos por tantas coisas, mas nós permanecemos de pé. Criamos o Comitê Justiça por Marielle e Anderson para acompanhar de perto cada passo dado nas investigações, trabalhamos duro para impedir as tentativas de interferências no caso e articulamos centenas de ações no mundo inteiro para gritar por justiça.
Agora, com a mudança no governo, crescem as esperanças de que as autoridades responsáveis cumprirão seu papel. Mas não será fácil e precisamos continuar pressionando e cobrando respostas, multiplicando o legado e defendendo a memória de Marielle e das mulheres negras.
Temos que mostrar que 5 anos é tempo demais e que o grito por justiça por Marielle e Anderson continua ecoando!
FESTIVAL JUSTIÇA POR MARIELLE E ANDERSON
14 de março | 18h às 23h | Praça Mauá, Rio de Janeiro
Artistas confirmadas: Djonga, Luedji Luna, Azula, Baile Black Bom, Marcelo D2, Bia Ferreira, Deize Tigrona, Dj Tamy, Abronca + Shury, Bateria da Mangueira + Marina Iris, Orquestra MaréNenhum a Menos, do Amanhã, Coral Talentos do Morro.
Participação especial: Criolo
+ Lançamento do Boletim do Direito à Segurança Pública na Maré 2022, Exposição "A Voz de Marielle", Oficina de Bordado, Exposições abertas para visitação com obras em homenagem à Marielle.
AGENDA COLABORATIVA MARÇO POR MARIELLE E ANDERSON
Atividades presenciais e virtuais por todo Brasil para lembrar dos 5 anos.
AÇÕES DE INCIDÊNCIA NO CASO
Reuniões com as autoridades competentes para incidência e acompanhamento do caso junto ao Comitê Justiça por Marielle e Anderson, composto pelo Instituto Marielle Franco, por Mônica Benício, Agatha Reis, e as organizações Justiça Global, Terra de Direitos Coalizão Negra por Direitos e Anistia Internacional.
Mais de 220 ações espalhadas pelo mundo, entre lives, debates, intervenções artísticas, ações simbólicas individuais e coletivas, que vão rolar no Março por Marielle e Anderson.
2022
Em 2022, passamos pelo luto coletivo, pela luta contra a Covid e o negacionismo. Passamos por eleições presidenciais, por eleições municipais e decidimos o futuro da democracia brasileira.
São quatro anos que permanecemos de pé, para seguir o legado de Marielle e das mulheres negras, defender as suas memórias, regar as suas sementes e lutar para que não sejamos interrompidas.
2021
Em 2021, ainda em pandemia, convidamos todas e todos a mostrarem que não desistiremos de ter respostas, organizamos ações virtuais e presenciais, que seguiram todos os cuidados necessários.
Foram 197 ações, em 87 cidades e 17 países, entre lives, debates, intervenções artísticas, ações simbólicas individuais e coletivas que aconteceram no dia 14 de março.
2020
Começamos o mês de março de 2020 inaugurando a Casa Marielle, um espaço de resistência e memória para promover encontros e apresentar o Instituto para a sociedade.
Por conta da pandemia tivemos que girar nossas estratégias para realizar ações descentralizadas. Mais de 270 ações foram cadastradas e realizadas em 15 países diferentes.
2019
O primeiro ano após o assassinato covarde de Marielle e Anderson foi marcado com a realização do festival Justiça Por Marielle e Anderson. Produzido pela família de Marielle e o Instituto Marielle Franco com a força das mulheres negras que acolheram a família desde o início.