Nestes quatro anos, passamos pelo luto coletivo, pela luta contra a Covid e o negacionismo. Passamos por eleições presidenciais, por eleições municipais e este ano vamos entrar em mais uma disputa eleitoral que irá decidir o futuro da democracia brasileira.
Em 2022, estamos aqui, permanecendo de pé, para seguir o legado de Marielle e das mulheres negras, defender as suas memórias, regar as suas sementes e lutar para que não sejamos interrompidas.
Faça uma atividade em homenagem pelos 4 anos sem Marielle e Anderson e cadastre na nossa agenda colaborativa #MarçoPorMarielleEAnderson! Inscreva ações nas ruas, lives, vídeos, rodas de conversas e atividades, e se junte ao pedido de justiça:
2021
2020
Começamos o mês de março de 2020 inaugurando a Casa Marielle, um espaço de resistência e memória para promover encontros e apresentar o Instituto para a sociedade.
Infelizmente, março de 2020 é também o mês em que a pandemia da Covid-19 desembracou com força no Brasil, o que nos obrigou a fechar a casa antes do que imaginávemos e cancelar o Festival Justiça Por Marielle que aconteceria no dia 14 de março na Praça Mauá.
Por conta da pandemia tivemos que girar nossas estratégias para realizar ações descentralizadas. Mais de 270 ações foram cadastradas e realizadas em 15 países diferentes.
2019
O primeiro ano após o assassinato covarde de Marielle e Anderson foi marcado com a realização do festival Justiça Por Marielle e Anderson. Produzido pela família de Marielle e o Instituto Marielle Franco com a força das mulheres negras que acolheram a família desde o início.