2020
Começamos o mês de março de 2020 inaugurando a Casa Marielle, um espaço de resistência e memória para promover encontros e apresentar o Instituto para a sociedade.
Infelizmente, março de 2020 é também o mês em que a pandemia da Covid-19 desembracou com força no Brasil, o que nos obrigou a fechar a casa antes do que imaginávemos e cancelar o Festival Justiça Por Marielle que aconteceria no dia 14 de março na Praça Mauá.
Por conta da pandemia tivemos que girar nossas estratégias para realizar ações descentralizadas. Mais de 270 ações foram cadastradas e realizadas em 15 países diferentes.
2019
O primeiro ano após o assassinato covarde de Marielle e Anderson foi marcado com a realização do festival Justiça Por Marielle e Anderson. Produzido pela família de Marielle e o Instituto Marielle Franco com a força das mulheres negras que acolheram a família desde o início.
Graças ao apoio de mais de 500 pessoas, conseguimos tirar do papel nosso primeiro sonho: a Casa Marielle!
A ideia era ficar um mês com as portas abertas no Largo de São Francisco da Prainha, região portuária do Rio de Janeiro. Com a pandemia do Coronavírus tivemos que fechar as portas no dia 12 de março. :(
Abaixo você confere os registros dos dias em que estivemos abertas.
Um dia de ações por Marielle e Anderson.
Mesmo com o Coronavírus nos obrigando a cancelar nossas grandes atividades do 14M, conseguimos mostrar que seguiremos agindo por justiça!